quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A importância do plano de carreira para uma organização



  Olá pessoal, como estão? No dia 27, como alguns já sabem, estaremos realizando o nosso mais novo evento: o Welcomej. Focado em todos os empresários juniores da UFBA, o evento contará com introdução as principais instâncias do MEJ, capacitações e terá, além disso, como seu tema norteador, Plano de Carreira. Quer saber mais sobre o assunto? Compareça! Mas antes, vamos ficar a par disso tudo...

         
  A elaboração de um plano de carreira, atualmente, é uma etapa fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. É a estratégia mais eficiente para que esta e seus membros possam ter uma visão de curto, médio e longo prazo a respeito das possibilidades de crescimento de carreira de cada um dentro da própria organização.

  Além de trabalhar com o autodesenvolvimento de cada membro, o plano de carreira pode ser considerado extremamente estratégico, visto que possibilita à organização uma definição do seu quadro de pessoal, apresentando ainda ferramentas de gestão do conhecimento e de avaliação do potencial individual e da equipe. O conjunto dessas ferramentas auxiliares e a partir dessa definição das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional nas empresas resulta em diversos fatores positivos.  Tais fatores interferem desde a motivação da equipe até a redução da rotatividade e maior produtividade dos membros.
       
  É importante, portanto, que o plano de carreira alie os interesses da empresa com os dos seus membros, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento de ambos, devendo ser pautado nos princípios éticos, na missão, visão, valores e princípios da organização. Desta forma, o Plano de Carreira tem a missão de potencializar a atuação dos colaboradores da empresa, fazendo com que eles estejam mais motivados, produzam cada vez mais, desenvolvam-se e fiquem mais tempo na empresa.
  Por fim, mesmo que indiretamente, a importância do plano de carreira se traça ao notar-se que ele influencia na qualidade do produto final, agregando um maior valor ao membro, mas também à gestão da empresa, aumentando assim a satisfação dos clientes e o reconhecimento no mercado.

Nenhum comentário: