quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Não planejar custa caro! A importância do Planejamento Financeiro



Não entende muito sobre Planejamento Financeiro? Entenda a importância de se fazer um!

Planejar significa traçar um plano de ações, programar, projetar. O planejamento financeiro, por sua vez, é de extrema importância porque estabelece e segue uma estratégia, visando atingir objetivos. Ou seja, um bom planejamento financeiro é intrínseco a e estratégia. Essa estratégia, por sua vez, pode ser voltada para curto, médio ou longo prazo. É assim que acontece: Toda empresa, para progredir a longo prazo, precisa ter um foco, um objetivo ou estratégia.

O planejamento financeiro, através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, a possibilidade de se montar um orçamento, de acompanhar as contas, de saber se os recursos estão faltando ou sobrando, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos. O conhecimento dessas informações, permite o melhor gerenciamento, ou seja, buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projetos, montar um orçamento visando a solução de problemas, planejar investimentos, antecipar-se aos problemas, não ser pego de surpresa, montar um planejamento visando atingir metas.

Na sociedade e no mercado competitivo de hoje, produzir e vender bem não é mais suficiente. Especialmente devido ao fato de que o mercado financeiro tornou-se mais dinâmico e complexo; há, cada vez mais, a necessidade de controlar com segurança as finanças do empreendimento e é assim que acontece na maioria das empresas. Tudo isso demanda uma metodologia capaz de gerar informações de qualidade e em tempo hábil para as tomadas de decisão. De conteúdo altamente prático, o planejamento financeiro fornece aos interessados os conhecimentos que se mostram tão importantes quanto decisivos para garantir o aumento do desempenho financeiro das empresas.

Um planejamento financeiro bem feito é indispensável à vida das pessoas e das empresas porque possibilita saber, com antecedência, que caminhos estão sendo trilhados, visando maximizar os resultados econômico-financeiros. Isso trás tranqüilidade e menos estresse à vida das pessoas.


Nenhum comentário: