terça-feira, 9 de outubro de 2012

Faça parte do Movimento! O PROSEL de sua empresa é ponto chave



Que a rotatividade é uma realidade intrínseca às empresas juniores todos já sabem. O que nem todos parecem saber, entretanto, é que realizar o processo seletivo periodicamente e com qualidade pode ser a melhor maneira de lidar com esse fato. Assim, seja pra preencher vagas, trazer novas ideias ou, simplesmente, para oxigenar a sua empresa, o que não faltam são razões para recrutar novos membros!

Tão importante quanto a execução do processo seletivo, entretanto, é o seu planejamento. Já sabe o que fazer para não errar na hora de recrutar? Não? Então, confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento tão importante para a sua EJ.

1. Planeje o seu processo seletivo
A maior parte das seleções abrangem três etapas: uma redação ou prova escrita, dinâmica de grupo e uma entrevista. De acordo com o perfil da sua empresa, elenque os testes que se fazem necessários, classifique-os em ordem de importância, dê pesos às etapas e defina critérios avaliativos. Não sabe como avaliar ou como executar? Busque por empresas juniores mais experientes e proponha a realização de benchmarkings ou, até mesmo, de parcerias: muitas EJs realizaram os seus primeiros processos seletivos graças à ajuda de outros membros do MEJ.

2. Divulgue, divulgue, divulgue!
         Há quem diga que a propaganda é a alma do negócio. Com o seu processo seletivo não será diferente: quanto mais pessoas souberem, mais pessoas se inscreverão; quanto mais criativa for a divulgação, mais pessoas se interessarão. Seja criativo, saia do “lugar comum”! Utilize vídeos, peças gráficas e abuse das mídias sociais para chegar aos estudantes e, de modo diferente e inovador, mostrar o porquê de fazer parte da sua empresa júnior.

3. Analise as necessidades da sua EJ para definir quem você procura
         Analisar as demandas da sua empresa é essencial na hora de recrutar novos membros, pois só através dessa análise será possível definir qual o perfil e quais as habilidades que o novo membro deve ter. A Diretoria de Comunicação está carente? Então, talvez, seja o caso de dar uns pontinhos extras àquele candidato que adora marketing e sabe tudo de edição de vídeos e imagens. Mas lembre-se: as necessidades da empresa mudam o tempo todo, então nada de focar em um ponto e esquecer-se dos demais, certo?

4. Uma vez selecionado, cuide bem do seu trainee!
         O processo seletivo começa com a entrevista, dinâmica e prova, mas vai muito além. Estruturar uma programação dedicada aos novos trainees é essencial para testar os escolhidos, saber um pouco mais dos respectivos perfis e apresentar aos aprovados o que a empresa faz, como funciona e quais as perspectivas para o futuro.

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