quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Relacionamento com o Cliente - A boa vizinhança


Qual a importância de manter um relacionamento saudável com os clientes? Você conhece o Marketing de Relacionamento? E o CRM? É sobre isso que vamos falar hoje, não deixe de conferir!

Manter um relacionamento de qualidade com os clientes é de extrema importância para qualquer empresa. O gerenciamento das relações com o cliente é fundamental, sobretudo, para a fidelização dos mesmos. Clientes satisfeitos tendem a continuar utilizando os serviços da empresa.
 Diferenciar-se no mercado, ocupando um espaço não apenas na cabeça do cliente, mas, essencialmente, no “coração” do mesmo faz com que – a longo prazo – o cliente se torne cada vez mais fiel e leal. Para manter um contato com o cliente é essencial ligar, mandar e-mails e marcar reuniões; estes são apenas alguns exemplos de “mimos” que podem dar muito certo quando utilizados estrategicamente. O cliente passa a se sentir mais a vontade e a associar este tipo de tratamento não só ao nome da empresa. Portanto, um tratamento diferenciado faz com que o consumidor/cliente se sinta único e se lembre, também, da marca da empresa.




MARKETING DE RELACIONAMENTO

É o chamado Marketing de Relacionamento que, segundo Vavra (1993), garante a satisfação contínua aos clientes atuais ou aos que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, aditados em relação à satisfação e respondidos.

CRM (Customer Relationship Management)

Um dos meios de gerenciar o relacionamento com clientes — inclusive com os clientes em potencial – é o chamado CRM ou Gestão de Relacionamento com clientes. Os modernos sistemas de CRM capacitam-no a capturar informações relativas às interações com cliente e a integrá-las em toda função relacionada ao cliente e ponto de dados. O mosaico de informações resultante é usado para criar e automatizar toda uma variedade de processos que identificam, descrevem e valorizam os clientes. Estes processos ajudam-no a personalizar interações novas para que com uma ótima relação de custo/benefício, seja possível captar, permanecer próximo e reter estes "bons" clientes. 

Quando há o estreitamento da relação entre a empresa e o consumidor, independente de qual forma, este passa a ter uma boa imagem daquela e se lembra dela sempre que necessitar de algum serviço, por exemplo. Desta forma o cliente não terá dúvidas de quem procurar ou indicar. Este tipo de relação é um diferencial em uma empresa, visto que os clientes passam a se sentir únicos, especiais e bem cuidados.

Um comentário:

negocio certo disse...

O CRM como sistema padroniza as atividades e permite um atendimento completo aos clientes, se for moldado dentro das necessidades e demandas do negócio.