segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Henry Ford – A arte da conquista

"Um idealista é uma pessoa que ajuda os outros a prosperar"





Olá galera! Como a maioria deve saber, ontem foi o dia do Administrador. E é por isso que agora iremos iniciar uma série falando sobre algumas personalidades que fizeram a diferença em administração e gestão de empresas! Gostaram? Então, hoje iremos falar sobre Henry Ford, fundador da empresa de automóveis Ford Company.


Henry Ford é um exemplo de como utilizar do aumento de salários com o único objetivo de tornar seus empregados cada vez mais dependentes do emprego. Foi transformando seus trabalhadores, nas empresas juniores os membros, de modo que eles sabiam que estavam recebendo em troca do bom trabalho, que ele conseguiu aumentar a produção em suas indústrias. Ford utilizava de políticas de benefícios e conseguia atrair a fidelidade de seus trabalhadores, em uma época das mais diversas greves em indústrias setoriais.

Além do grande trabalho com relação a seus empregados, Ford também foi um grande inovador na forma de produção das indústrias. O fordismo, como é conhecido, otimizava a construção de carros ao especificar a atividade de cada um (fosse o encaixe de cada peça, a pintura do carro, ou o refino de alguma parte dos carros que eram produzidos) por meio da linha de montagem. 

Balizando a paz através do consumismo, Ford era além de empreendedor um pacifista que acreditava que a guerra era uma perda de tempo e criatividade, atuando sempre de forma que os trabalhadores da Ford Motor Company fosse mais que somente o lugar onde se trabalhava, mas também um lar natural para esperanças e sonhos. Deste modo, a “remercantilização” do capital e do trabalho torna-se a principal função e ocupação da política e da suprema agência política. Os trabalhadores se aprisionavam na ideia de trabalho por toda a vida – estabilidade. Já os capitalistas se concentravam no intuito de preservar fortuna familiar, que duraria para todos, não só os atuais como também os descendentes da família. Esta era a mentalidade de longo prazo e de interesse de todos.

 “O dinheiro é a coisa mais inútil do mundo. Não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele”. Com isso como visão, Ford trabalhava especializando seus funcionários e pelo aprendizado e por colocar isso em prática gerando bons resultados para a empresa, os salários elevados.

Além do processo, Ford implementou a política de metas e revolucionou o tratamento aos seus funcionários permitindo um salário quase duas vezes maior que outras indústrias. Segundo ele, dessa forma seria criado um movimento econômico cíclico com a maior distribuição de renda aumentando o poder de compra da classe operária. A esse movimento ele deu o nome de salário de motivação (wage motive).


Nenhum comentário: