quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Falconi - Gestão Empresarial de Metas





Olá pessoal! Dando continuidade a nossa série sobre personalidades que fizeram a diferença na gestão de empresas, falaremos hoje sobre um homem que é referência em gestão no Brasil e no mundo. Os que estiveram presentes no JEWC 2012 (Conferência Mundial de empresários juniores) puderam conhecer esse consultor em gestão que é, também, o único Latino-americano eleito como "Uma das 21 vozes do Século 21" pela ASQ  (American Society for Quality). Com vocês, Vicente Falconi.

         Vicente Falconi é consultor empresarial, Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e também um dos fundadores do INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Seus conceitos de método e liderança são adotados pela maioria das empresas de primeira linha do País e vem impulsionando sua internacionalização bem-sucedida. “O professor Falconi é um dos pilares fortes na nossa cultura e tem ajudado muito no desenvolvimento das empresas em que temos participação”, contam Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. 

         Vicente Falconi também entende bastante sobre a qualidade de produtos e serviços. É conhecido pelo seu lema “Conhecimento em gestão para a obtenção de resultados”. Para ele o verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor. Produtos de qualidade são aqueles que atendem perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo ás necessidades do cliente.

         Segundo Falconi, onde não há metas não há gestão: “Meta é o que há de mais importante para impulsionar o desenvolvimento tanto de empresas como de pessoas; é o início e o fim da liderança”. As metas devem conter objetivo, prazo e valor e devem ser calculadas a partir do levantamento das lacunas — as oportuni­da­des de ganho de cada indicador diante do próprio históri­co da companhia e das referências existentes no mercado. Ele afirma que todas as empresas têm problemas e, de uma forma humorada, ironiza: “Se uma empresa não tem problema, os gestores deveriam estar na praia”. Para ele a meta puxa o conhecimento; desta forma as pessoas vão à luta para aprender como se faz as coisas. Projetos com metas servem como uma força motriz que leva as pessoas a um aprendizado e quanto mais uma empresa aprende com seus colaboradores ela se torna competitiva. A inovação surge de metas desafiantes. Desta forma, é possível perceber a importância da meta para o processo de gestão das empresas.

         “Para que desafios sejam cumpridos é preciso de pessoas motivadas e acostumadas com metas arrojadas, pessoas que já descobriram o roteiro da inovação e que sabem identificar pontos críticos e buscam conhecimento para combatê-los”, afirma o consultor. Em uma empresa, os líderes devem estabelecer metas, porém essas devem ser calculadas para que sejam atingidas da maneira assertiva. Ele usou o exemplo “(...) como se sobe uma escada, de degrau em degrau. É preciso sonhar grande sempre. O “pulo” anual, porém, tem que ser pouco a pouco com o pensamento sempre no futuro”.

         Para Falconi a liderança tem um peso de 70% nesse tipo de processo de gestão. A função de um líder é bater metas e ele sempre deve fazer isso com seu time e o mais importante fazendo a coisa certa e para esse caso fazer a coisa certa praticar uma gestão que seja capaz de tornar metas uma realidade.

         Daí um dos motivos pelo qual o recrutamento é uma etapa chave para que as coisas aconteçam, devem ser escolhidas as pessoas que melhor se adaptem a esse sistema de gestão. E, neste caso, existem dois tipos de pessoas, as sonhadoras que querem bons resultados, sonham alto, gostam de enfrentar grandes desafios no seu dia a dia do trabalho, e as que pesam pequenos são positivas, querem se desenvolver, mas pensam somente um pouco acima da média porque gostam de ter atitudes mais operacionais.

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