Professor universitário de grande
prestígio, doutor em Economia, pós-doutor em Matemática e Ciências
Comportamentais, autor de algumas das mais importantes obras na sua área de
atuação, eleito pela American Marketing
Association como o “líder em pensamento do Marketing”. Ainda não sabe quem
é? O NEJ te conta!
Dando continuidade a série de grandes
personalidades que fizeram a diferença ao administrar e gerir empresas,
falaremos hoje de Philip Kotler, um
americano natural de Chicago e dono de ideias e de um currículo dignos de
fazerem inveja a qualquer um.
A longa caminhada de Kotler teve início na segunda metade dos
anos 60, quando o brilhante profissional dedicou-se a reunir, analisar,
desenvolver e sistematizar de formaobjetiva e clara os fundamentos e
princípios daquilo que atualmente conhecemos como Marketing. Até então, os
conceitos acerca da disciplina eram vagos e difusos e a produção ocorria sem
que fosse estabelecida uma relação direta entre o produto e a satisfação de
necessidades pessoais.
Os estudos de Philip, porém, mostraram que, graças aos mecanismos
de sobrevivência humana, as pessoas tornam-se insatisfeitas quando carecem de
algo e passam a buscar formas de satisfazerem os seus anseios. Para Kotler, “Marketing é a
atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através
dos processos de troca”.
Deve-se a Philip Kotler, portanto, a
consolidação da disciplina e os inúmeros avanços na área. Hoje, todo bom gestor
reconhece a importância de desenvolver e investir em novas plataformas de
Marketing para conquistar clientes e se manter em um mercado globalizado,
caótico e incerto. Afinal, como diria o próprio Kotler, “o lucro é o subproduto das coisas bem feitas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário