segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Philip Kotler - Marketing para crescer


Professor universitário de grande prestígio, doutor em Economia, pós-doutor em Matemática e Ciências Comportamentais, autor de algumas das mais importantes obras na sua área de atuação, eleito pela American Marketing Association como o “líder em pensamento do Marketing”. Ainda não sabe quem é? O NEJ te conta!
Dando continuidade a série de grandes personalidades que fizeram a diferença ao administrar e gerir empresas, falaremos hoje de Philip Kotler, um americano natural de Chicago e dono de ideias e de um currículo dignos de fazerem inveja a qualquer um. 




A longa caminhada de Kotler teve início na segunda metade dos anos 60, quando o brilhante profissional dedicou-se a reunir, analisar, desenvolver e sistematizar de formaobjetiva e clara os fundamentos e princípios daquilo que atualmente conhecemos como Marketing. Até então, os conceitos acerca da disciplina eram vagos e difusos e a produção ocorria sem que fosse estabelecida uma relação direta entre o produto e a satisfação de necessidades pessoais.
            Os estudos de Philip, porém, mostraram que, graças aos mecanismos de sobrevivência humana, as pessoas tornam-se insatisfeitas quando carecem de algo e passam a buscar formas de satisfazerem os seus anseios. Para Kotler, “Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”.
            Deve-se a Philip Kotler, portanto, a consolidação da disciplina e os inúmeros avanços na área. Hoje, todo bom gestor reconhece a importância de desenvolver e investir em novas plataformas de Marketing para conquistar clientes e se manter em um mercado globalizado, caótico e incerto. Afinal, como diria o próprio Kotler, “o lucro é o subproduto das coisas bem feitas”.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário