Olá pessoal! Dando continuidade a nossa série sobre personalidades que fizeram a diferença na gestão de empresas, falaremos hoje sobre um homem que é referência em gestão no Brasil e no mundo. Os que estiveram presentes no JEWC 2012 (Conferência Mundial de empresários juniores) puderam conhecer esse consultor em gestão que é, também, o único Latino-americano eleito como "Uma das 21 vozes do Século 21" pela ASQ (American Society for Quality). Com vocês, Vicente Falconi.
Vicente
Falconi é consultor empresarial, Professor
Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e também um dos
fundadores do INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Seus conceitos de método e liderança são adotados pela
maioria das empresas de primeira linha do País e vem impulsionando sua
internacionalização bem-sucedida. “O professor Falconi é um dos pilares fortes
na nossa cultura e tem ajudado muito no desenvolvimento das empresas em que
temos participação”, contam Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto
Sicupira.
Vicente Falconi também entende bastante sobre a
qualidade de produtos e serviços. É conhecido pelo seu lema “Conhecimento em gestão para a
obtenção de resultados”. Para
ele o verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor. Produtos
de qualidade são aqueles que atendem perfeitamente, de forma confiável, de
forma acessível, de forma segura e no tempo certo ás necessidades do cliente.
Segundo Falconi, onde não há
metas não há gestão: “Meta é o que há de mais importante para impulsionar o
desenvolvimento tanto de empresas como de pessoas; é o início e o fim da liderança”. As metas devem conter objetivo, prazo e valor e devem ser calculadas a partir do
levantamento das lacunas — as oportunidades de ganho de cada indicador diante
do próprio histórico da companhia e das referências existentes no mercado.
Ele afirma que todas as empresas têm problemas e, de uma forma humorada,
ironiza: “Se uma empresa não tem problema, os gestores deveriam estar na
praia”. Para ele a meta puxa o conhecimento; desta forma as pessoas vão à luta
para aprender como se faz as coisas. Projetos com metas servem como uma força
motriz que leva as pessoas a um aprendizado e quanto mais uma empresa aprende
com seus colaboradores ela se torna competitiva. A inovação surge de metas
desafiantes. Desta forma, é possível perceber a importância da meta para o processo de gestão das
empresas.
“Para
que desafios sejam cumpridos é preciso de pessoas motivadas e acostumadas com
metas arrojadas, pessoas que já descobriram o roteiro da inovação e que sabem
identificar pontos críticos e buscam conhecimento para combatê-los”, afirma o
consultor. Em uma empresa, os líderes devem estabelecer metas, porém essas
devem ser calculadas para que sejam atingidas da maneira assertiva. Ele usou o
exemplo “(...) como se sobe uma escada, de degrau em degrau. É preciso sonhar
grande sempre. O “pulo” anual, porém, tem que ser pouco a pouco com o
pensamento sempre no futuro”.
Para Falconi a liderança tem um peso de 70% nesse tipo de
processo de gestão. A função de um líder é bater metas e ele sempre deve fazer
isso com seu time e o mais importante fazendo a coisa certa e para esse caso
fazer a coisa certa praticar uma gestão que seja capaz de tornar metas uma
realidade.
Daí
um dos motivos pelo qual o recrutamento é uma etapa chave para que as coisas
aconteçam, devem ser escolhidas as pessoas que melhor se adaptem a esse sistema
de gestão. E, neste caso, existem dois tipos de pessoas, as sonhadoras que
querem bons resultados, sonham alto, gostam de enfrentar grandes desafios no
seu dia a dia do trabalho, e as que pesam pequenos são positivas, querem se
desenvolver, mas pensam somente um pouco acima da média porque gostam de ter
atitudes mais operacionais.
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