terça-feira, 28 de agosto de 2012

Executar é a chave para sair da estagnação, mas planejar-se é essencial.




Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência. Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. Planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas por qualquer pessoa ou unidade familiar que busca a melhoria da saúde financeira, bem como empresas juniores!  Esta forma sistemática de se planejar pode ser empregada tanto na nossa vida pessoal como em ambientes empresariais.
O tão chamado P.F. formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração de receita que se tornará real. É administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas, objetivando tornar realidade seus sonhos.



Uma parte importante para o planejamento financeiro é que ele deve estar diretamente ligado à estratégia da empresa. Isso vai se dar com os objetivos, que irão guiar as ações da instituição. Mas a alocação correta de recursos, será determinante na hora de tomar decisões e saber onde investir.

Planejamento e controle estão diretamente ligados.  Planejamento  é necessário para  a  fixação de padrões  e  metas,  já  o  controle  permite  obter informações  e  comparar  os  planos com  os  desempenhos  reais  e  fornecer meios para a realização de um processo de feedback no qual o sistema pode se transformado para que atinja uma situação esperada. Então não adianta muito planejar-se financeiramente, se não houver o controle de gastos, a análise de saldo e rigoroso acompanhamento de entradas e saídas.

Nenhum comentário: