quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Gerenciamento de Projetos - Otimização de resultados


Segundo o Project Management Institute (PMI), um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.




Uma característica de um projeto é que ele pode ser planejado, executado e controlado. Essa característica se dá através do Gerenciamento de Projetos. Para um melhor gerenciamento do projeto são planejadas as principais etapas de um serviço, definindo o seu cronograma, seus custos, necessidades de recursos humanos e técnicos, qualidade esperada e riscos, controlando e intervindo quando algo não estiver dentro dos conformes. Com esse planejamento, o cliente terá a garantia de que as suas necessidades serão atendidas.

Práticas de gerenciamento de projetos para empresas juniores.
Existem alguns guias e metodologias de gerenciamento de projetos que visam orientar as organizações a
respeito das melhores práticas e técnicas para gerenciar seus projetos e serviços. Nas empresas juniores (EJs), as práticas mais difundidas são baseadas no PMBoK (do PMI) e no Scrum, sendo  a segunda menos difundida que a primeira. Cabe uma pesquisada rápida sobre estas práticas antes de pensar em implementar na sua EJ e também fazer benchmarkings com EJs que já utilizam, para conhecer melhor seus prós e contras e, assim, analisar quais são as práticas que mais se adequem à sua EJ. Ah, claro! Você pode, tranquilamente, utilizar práticas de guias e metodologias diferentes para criar seu próprio gerenciamento.





Capacitação para a empresa.
Após escolher quais práticas serão implementadas em sua EJ, é necessário preparar capacitações para toda empresa. É importante que essas práticas sejam difundidas por toda empresa, assim cada um entenderá o seu papel dentro dessa metodologia, o que aumentará ainda mais a qualidade em seus serviços e a comunicação interna da empresa. E não esqueça de ter treinamentos específicos para o Atendimento ao Cliente! Esse atendimento, muitas vezes, é que garante o melhor planejamento do projeto e satisfação do cliente.

Benchmarking entre EJs.
Para saber mais sobre gerenciamento de projetos entre as empresas juniores, aproveite o poder dessa rede de colaboração que é o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e busque fazer benchmarkings. Essa é uma prática que desenvolve as empresas juniores e fortalece o MEJ perante a sociedade.

Para refletir sobre a necessidade de um gerenciamento de projetos:


E então, quais são as práticas adotadas pela sua EJ? Deixe o seu comentário!!





Referências:
-http://improveit.com.br/scrum
-http://www.expleo.com.br/pdf/15_motivos_p_adotar_GP.pdf
-http://imasters.com.br/artigo/8392/gerencia-de-ti/metodologia-de-gerenciamento-de-projetos
-http://pt.scribd.com/doc/2353364/Exemplo-de-Metodologia-de-Gerenciamento-de-Projetos





Nenhum comentário: