quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mais que apenas Recursos Humanos








Já faz algum tempo que área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.


A sociedade contemporânea está vivendo um momento paradoxal principalmente no que tange a organização das empresas. O acesso da informação está acontecendo de maneira mais veloz e dessa forma os cenários encontram-se propensos a mudanças. Ok, o que isso quer dizer?

Acontece que para chegar aos resultados desejados é necessário estar estruturado principalmente na área de recursos humanos. É preciso estar com equipes consolidadas, alinhando-os aos pensamentos, comportamentos, atitudes e valores da organização.

Recursos Humanos X Gestão de Pessoas

Vivemos na sociedade do conhecimento, onde o talento humano e suas capacidades 
são vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado.  Porém esse talento 
e essa capacidade tem que ser vista com outros olhos, olhos de colaboradores e não de 
concorrentes. Necessitamos assim resgatar o papel do ser humano na organização, a fim de 
torná-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores. É com este cenário 
que as organizações devem ter a visão de que o Capital Humano será seu grande diferencial. 
Assim  surge um novo conceito em gestão de pessoas


É aí que podemos perceber a importância de uma GP.  A atuação dessa Gestão precisa acontecer em todos os níveis da empresa, formando e consolidando equipes com pessoas comprometidas não só em relação as suas atividades e compromissos, mas também com a estratégia e objetivos da empresa. Uma Gestão de Pessoas estruturada pode ser um diferencial nas organizações visto que as empresas que sabem selecionar seus talentos através das suas competências e colocá-los no lugar certo para desempenhar suas atividades obtêm resultados, com pessoas que gostam do que fazem.


Para isso, é imprescindível que todos os processos estejam estruturados e alinhados entre si: O recrutamento precisa ser eficaz, os programas de treinamento e capacitação, também. Além disso, um acompanhamento próximo dos membros precisa ser constante e contínuo, adotando práticas como o feedback que ajuda no desenvolvimento individual de cada pessoa e coletivo, das equipes.




Resumindo, uma Gestão de Pessoas estruturada e consolidada pode fazer com que cada pessoa esteja alinhada com os objetivos da empresa, motivados, com fome de conhecimento, comprometidos ao seu trabalho, e dispostos a fazer tudo não por obrigação, mas por paixão ao que fazem.




Nenhum comentário: