domingo, 11 de novembro de 2012

Selo Empresa Júnior / Selo EJ




O assunto de hoje é Selo EJ. Mas, espera aí, o que é esse Selo EJ?
O Selo EJ é uma iniciativa da Brasil Júnior (BJ) de reconhecimento das empresas juniores que seguem as normas da legislação brasileira e do Conceito Nacional de Empresa Júnior (CNEJ). Para ter acesso ao CNEJ, faça o download do arquivo no site da BJ. Segue o link: http://brasiljunior.org.br/site/arquivos
O Selo EJ tem como objetivo garantir que as empresas juniores cumpram requisitos básicos para estarem regulamentadas como associações civis sem fins lucrativos, e que possuam uma estrutura apropriada para o funcionamento como uma empresa. Portanto, basta seguir as normas da legislação brasileira e do CNEJ para estar de acordo com o Selo.

E o que a minha empresa júnior ganha com o Selo EJ?
A regulamentação tem alto impacto na imagem do movimento empresa júnior. Por isso, para que sejamos reconhecidos perante a sociedade, precisamos ser um movimento forte, que atua de acordo com as leis que nos regulamentam.
É bastante importante que as empresas juniores entendam a importância da regulamentação e o objetivo do projeto. Dentro da Brasil Júnior é consensual a ideia de que a regulamentação não é algo que as empresas juniores devem fazer para a confederação, mas sim para elas próprias, visto que a mesma traz respaldo a empresa júnior frente ao seu mercado de atuação e stakeholders, incluindo a própria Instituição de Ensino.
Além disso, é importante se atentar ao seguintes trechos do Código de Ética do Movimento Empresa Júnior e do Conceito Nacional de Empresa Júnior:

Código de Ética do Movimento Empresa Júnior 
Art. 19 - As Empresas Juniores e a Federação devem cumprir rigorosamente os acordos contratuais que fizerem, além de respeitar as leis e regulamentações vigentes, o Código de Defesa do Consumidor e o presente Código de Ética.”

 Conceito Nacional de Empresa Júnior - CNEJ
 Artigo 10 - A verificação de todos os critérios estabelecidos pelo ConceitoNacional de Empresa Júnior, a fim de determinar se uma associação pode ou não ser considerada uma Empresa Júnior, será realizada pela Brasil Júnior e suas federações de empresas juniores confederadas, de acordo com as normas estabelecidas pela Brasil Júnior.

Ou seja, para ser reconhecido pela Confederação como uma empresa júnior, é necessário atender, no mínimo, os pré-requisitos do Selo EJ. Outros requisitos podem ser definidos pelas Federações de cada estado.



Como a minha empresa júnior pode obter o Selo EJ?
Bom, é importante salientar que o Selo EJ só é para as empresas juniores que estejam federadas. Então, o primeiro passo é se federar junto ao órgão (Federação) que representa o Movimento Empresa Júnior em seu estado. Aqui na Bahia, temos a UNIJr-BA. A partir daí a própria Federação irá repassar para a Brasil Júnior o nome das empresas juniores que estão federadas para que a BJ inicie o processo de auditoria para o Selo EJ, que irá verificar o cumprimento dos critérios jurídicos, contábeis e de infraestrutura.

Selo EJ na Bahia.
Na Bahia, 100% das empresas juniores que fazem parte da UNIJr-BA receberam o Selo EJ no ano de 2012. Entre elas, oito empresas que também fazem parte do NEJ-UFBA. São elas: EletroJr, Empresa Jr. ADM-UFBA, ENGETOP, InfoJr UFBA, Prisma Jr. Consultoria, Produtora Júnior, Psicojúnior, TM Jr.
Além dessas oito já federadas, o NEJ-UFBA conta hoje com mais duas empresas que são aspirantes na UNIJr-BA e estão buscando atingir todos os requisitos do Selo EJ. São elas: ADV Júnior e Otimiza Consultoria Jr.
Isso é apenas uma pequena amostra do quanto o MEJ está crescendo e se fortalecendo na Bahia!


Alguns trechos dessa postagem foram retirados da seguinte notícia: http://brasiljunior.org.br/site/noticias/mostrar/432

Nenhum comentário: