O tema “parceria” é algo bem interessante e abrangente. Mas como
não desejamos tornar ninguém especialista aqui nesse tema, o texto de hoje visa
focar mais nas parcerias empresarias, destacando a sua importância para as
empresas juniores.
Pra início de
conversa: o que é parceria empresarial?
É o ato de duas (ou mais) empresas se unirem para ganhar mais espaço no mercado, utilizando o potencial de cada empresa para realizar mais negócios (mas nada de tentar monopolizar o mercado: isso é ilegal!). Outro aspecto que se deve levar em conta é que cada um dos sócios, saia beneficiado na mesma medida aos aportes que realize na aliança ou o risco que lhe cabe na operação.
É o ato de duas (ou mais) empresas se unirem para ganhar mais espaço no mercado, utilizando o potencial de cada empresa para realizar mais negócios (mas nada de tentar monopolizar o mercado: isso é ilegal!). Outro aspecto que se deve levar em conta é que cada um dos sócios, saia beneficiado na mesma medida aos aportes que realize na aliança ou o risco que lhe cabe na operação.
E o que não é parceria?
Bem,
não encontrei uma definição clara sobre o que não é parceria (hehe) mas com
certeza não podemos utilizar esse termo quando o vínculo entre as duas empresas
não for uma via de mão dupla, ou ganha-ganha, onde as partes envolvidas têm
benefícios equivalentes. Como assim? Se você fosse fazer uma parceria com
alguma marca de esmaltes e ela viesse a oferecer meia dúzia de esmaltes, te obrigar
a sortear metade, não mantém nenhuma troca de feedbacks no período da parceria,
isso com certeza não é uma parceria. Você estaria sendo usado, simples assim.
Imagine agora se, ao invés disso ocorrer com uma marca de esmaltes, acontecesse
com uma empresa de treinamentos/cursos?
E isso é algo que as empresas juniores devem tomar muito cuidado para não acabarem sendo usadas por empresas mal-intencionadas. Calma! Não é para ficar desconfiado de todo possível parceiro (pois isso também é um erro). Esse aviso é para que a sua empresa júnior analise bem os possíveis parceiros para que seja traçada uma parceria estratégica entre ambas as partes.
E isso é algo que as empresas juniores devem tomar muito cuidado para não acabarem sendo usadas por empresas mal-intencionadas. Calma! Não é para ficar desconfiado de todo possível parceiro (pois isso também é um erro). Esse aviso é para que a sua empresa júnior analise bem os possíveis parceiros para que seja traçada uma parceria estratégica entre ambas as partes.
Qualquer empresa pode buscar
parcerias?
Ao
contrário do que muitos pensam, parcerias não estão reservadas somente às
grandes empresas. Aliás, as pequenas empresas são as que mais
podem aproveitar as vantagens que esse tipo de parceria pode oferecer, já que
lhes permite, sem necessidade de grandes investimentos, aumentar sua
participação no mercado, melhorar seu conhecimento e tecnologia, ou inclusive
penetrar em mercados internacionais.
Esse tipo de parceria se tornou algo estratégico para
pequenas empresas. Inclusive porque a parceria proporciona às empresas menores acesso a
conhecimentos que normalmente não teriam, inclusive gerencial.
A capacidade das pequenas empresas desenvolverem
novas tecnologias, ou adequá-las com maior rapidez ao mercado é um fator
relevante para uma grande empresa associar-se a uma pequena. Essa observação é
tão séria que M. Hanan escreveu: O acesso a novas e interessantes tecnologias é, de
longe, a maior motivação dos parceiros estratégicos em relação às pequenas
empresas. Mesmo as empresas que possuem verba fantástica na área de pesquisa e
facilidades para tal não podem fazer tudo sozinhas. Além do mais, as empresas
às vezes precisam envolver-se em tecnologias diferentes de sua área de
pesquisa. Da mesma forma, certas tecnologias de ponta desenvolvem-se num ritmo
que seria difícil alcançar trabalhando sozinho.
É interessante uma Empresa Júnior prospectar parceiros?
O desenvolvimento de parcerias se mostra muito importante
para as empresas juniores, pois gera credibilidade, reconhecimento e ampliam a
capacitação da empresa.
No âmbito de desenvolvimento destas parcerias algumas delas
se destacam, como por exemplo, as parcerias que podem surgir com outras Empresas
Juniores, entidades e stakeholders.
Quer mais motivos para a sua empresa júnior firmar
parcerias? Acesse esse link: Importância das parcerias para as empresas juniores
FIQUE POR DENTRO: A Brasil Júnior tem parceria com as seguintes empresas: BAIN & COMPANY, ABIPE, AIESEC, Ambev, ARTEMISIA, Battle of Concepts, CONAJE, Endeavor, Freitas & Rebeque Advogados, Fundação Estudar, Banco Itaú, Jade, MBA Empresarial, ODEBRECHT, RL & Associados
Fica uma dica de parceria para a sua EJ: Programa de Titãs
FIQUE POR DENTRO: A Brasil Júnior tem parceria com as seguintes empresas: BAIN & COMPANY, ABIPE, AIESEC, Ambev, ARTEMISIA, Battle of Concepts, CONAJE, Endeavor, Freitas & Rebeque Advogados, Fundação Estudar, Banco Itaú, Jade, MBA Empresarial, ODEBRECHT, RL & Associados
Fica uma dica de parceria para a sua EJ: Programa de Titãs
Como
prospectar parcerias?
Primeiro é importante levantar as necessidades estratégicas
para que a sua empresa júnior prospecte empresas que satisfaçam essas
necessidades. Em seguida é importante definir o tipo de parceria que a sua EJ
pode firmar (para saber sobre esses tipos de parcerias, consulte o link TIPOS DE PARCERIAS).
Também é preciso preparar um bom material para apresentar a
proposta de parceria. Esse material deve conter informações sobre a sua EJ e o
seu mercado, e falar sobre o Conceito Empresa Júnior. Mostre transparência nos
objetivos que a sua EJ pretende alcançar com aquela parceria. Também deve ter
destacado o que esse parceiro pode vir a ganhar (esse ganho pode ser a
aproximação da empresa com os universitários, auxiliar a formação de
universitários, trazer reconhecimento da marca do parceiro para os universitários,
promoção de negócios entre os seus clientes e os seus parceiros, utilização de
alguma ferramenta desenvolvida pelo parceiro para analisar a sua eficácia, aumentar
o posicionamento da empresa no mercado, etc). Por fim, você deve mostrar como
pretende fazer o acompanhamento da parceria e como e quando será a finalização
da parceria.
Material preparado, agora é entrar em contato com o
potencial parceiro, marcar uma reunião para realizar a apresentação, levando consigo
o contrato de parceria.
Mais dicas para essa prospecção de parceiros? Consulte o
link http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-parceria-estrategica/31538/
Acompanhamento
da parceria
Parceria firmada, agora é necessário fazer o seu
acompanhamento para analisar os ganhos para as partes envolvidas, recolher
feedbacks e melhorar a relação entre os parceiros.
Esse acompanhamento pode ser feito por reunião presencial
(de preferência), por e-mail ou outra forma conveniente. Nessa reunião vocês
podem analisar indicadores da parceria (criado por ambos na reunião do
contrato), levantar a satisfação do parceiro quanto à parceria, analisar como
anda a comunicação entre as empresas e verificar se é possível melhorar o
relacionamento entre vocês.
Outra ação importante que aumenta a satisfação do parceiro é
convidá-lo para os momentos importantes da sua empresa, como cerimônia de
posse, socializações e até mesmo algumas festas (a depender do parceiro).
Por fim, fica uma dica de link para você saber exatamente o
que NÃO se deve fazer ao se prospectar parcerias: http://www.inpgblog.com.br/como-nao-construir-uma-parceria/
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