segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Start-up: inovação para sobreviver – e lucrar – em meio às incertezas do mercado




Usado há muito tempo nos Estados Unidos, o termo start-up chegou ao Brasil durante a chamada Bolha da Internet¹, período compreendido entre os anos de 1996 e 2001, como sinônimo de “grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando sob condições de extrema incerteza”. Ainda não está claro? O NEJ te explica melhor, então!

Primeiramente, é necessário compreender os principais conceitos envolvidos nesta definição. O modelo de negócio refere-se ao modo como a start-up transforma o seu serviço ou produto em dinheiro. O que o Google faz, por exemplo, ao cobrar por cada click nos seus anúncios é um modelo de negócio. Ser repetível significa que a empresa é capaz de oferecer o seu produto/serviço a inúmeros clientes e repetidas vezes, atendendo a uma demanda ilimitada. Já ser escalável é poder crescer cada vez mais sem que isso influencie o modelo de negócio: o lucro aumenta de modo muito mais célere que os custos. A condição de extrema incerteza, por sua vez, refere-se ao cenário, fruto da globalização, que impossibilita afirmar se o projeto a ser desenvolvido realmente dará certo.

Assim, em termos mais simples, start-up seria uma empresa nova ou em fase de criação, inovadora e, apesar do risco envolvido nos investimentos iniciais, com altas expectativas de crescimento em um futuro próximo.


É óbvio que fazer de uma start-up uma empresa grande e altamente lucrativa não é fácil. Requer coragem para arriscar, persistência e, sobretudo, criatividade. É preciso inovar constantemente para sobreviver em meio a um mercado cada vez mais incerto e caótico. É preciso, também, empreender: sonhar cada vez mais alto e querer chegar cada vez mais longe, não ter medo de errar e perceber que os exemplos de sucesso estão mais próximos do que se imagina, sempre prontos para nos motivar a seguir em busca do modelo de negócio perfeito para cada ideia, para cada realidade.

Você não vai deixar a oportunidade escapar, vai?


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