sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gestão de Crises - Reagindo sobre o problema



Quando pensamos em gerir empresas, partimos do pressuposto daquilo que pode dar errado. É comum alguns autores dizerem que uma crise dá sinais de surgimento quando está próxima, mas uma das características de crises é o seu fator surpresa.

No Planejamento, seja em plano estratégico ou operacional, fazemos análises de riscos, e por isso sabemos que cada uma de nossas ações tem um contraponto. Por isso devemos ter em mente que teremos, em algum momento, que gerir uma crise. Crises são diferentes de problemas, pois estes acontecem internamente, na empresa, e não são noticiados, mas em crises você tem de lidar com a imprensa, garantir a manutenção da imagem da sua marca, e resolver a situação ao mesmo tempo.

É por isso que são criados os Comitês de Crises. São os líderes da empresa/associação, aqueles que irão tomar a responsabilidade por gerir o que está acontecendo, noticiar ao público (seja ele interno, externo, ou os dois) e dar a solução para o problema. Cada empresa deve trabalhar de acordo com sua realidade e o Comitê é quem vai identificar as faíscas e indicar o modo de eliminar essas ameaças de fogo dentro das organizações.

Para gerenciar uma crise, é preciso primeiro reconhecê-la, entender a raiz do problema. Depois disso, é necessária a análise do risco e com esse insumo, pensar no que se pode fazer para reduzir os perigos. Feito este estudo, está na hora de agir. Internamente, devem ser aplicadas as ações corretivas que irão otimizar processos, e consertar os problemas, mas para a sociedade, a ação tem de ser rápida. A assessoria deve funcionar falando diretamente com a imprensa, para que esta divulgue as informações corretas, e as mídias sociais (com seu alto poder de viralidade) não desmanchem a imagem da empresa em dias. Falar a verdade sobre o problema também irá facilitar a vida do gestor. 

Além da coleta e trasmissão de informações, os relações-públicas, devem encarregar-se de “manter a compreensão mútua”. Crises nas organizações, sejam elas de qualquer natureza, são pautas certas nos veículos de comunicação. Mas não é por isso que os planos de crise e sua administração são importantes. Eles são importantes para antever  desgastes desnecessários, pois crises que não são previstas pelas organizações causam grandes perdas, não só economicamente, mas também de credibilidade.

Dá uma conferida nas dicas do José Wille, jornalista e media trainer para ficar ainda mais por dentro do assunto!


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