A Brasil Júnior foi escolhida junto a mais quatro organizações para representar a juventude brasileira na Pré-Conferência Mundial da Juventude, evento que aconteceu entre os dias 24 e 26 de maio aqui em Salvador. A Pré-Conferência tem como objetivo debater os avanços das políticas juvenis no Continente e construir uma pauta conjunta que será levada posteriormente ao México, onde ocorrerá a Conferência Mundial em agosto.
“A Conferência Mundial da Juventude 2010 (CMJ 2010) constituirá uma oportunidade única para chamar a atenção para a importância de investir objetivamente na juventude.”
Aproveitando a sua estadia na cidade de Salvador, Tiago Mitraud, Diretor Presidente da Brasil Júnior, visitou a UFBA (26 de maio) e conheceu mais sobre o cenário MEJ em nossa Universidade e a realidade de algumas de nossas empresas juniores – EletroJr, Empresa JR. ADM-UFBA e ENGETOP.
(Tiago Mitraud faz pose ao lado do cartaz Lula é Brasil... Júnior)
Foi uma ótima oportunidade para que NEJ-UFBA realizasse um bate-papo com Tiago a respeito da participação da Brasil Júnior na Pré-Conferência Mundial da Juventude e sobre o MEJ em outros estados. Estavam presentes também: Francisco Viana (Diretor Presidente da UNIJr-BA), Juliana Tourinho (Presidente do Conselho Deliberativo da UNIJr-BA), João Fonseca (Diretor Presidente da EletroJr) e Vitor Fagundes (Coordenadoria Geral do ENEJ Bahia).
Conversamos, inicialmente, sobre como estava sendo a Pré-Conferência. Segundo Tiago, todos objetivavam a elaboração da Carta Bahia e que para isso foram formados grupos para discutir 12 temas diferentes, onde a Brasil Júnior contribuiu no grupo referente ao tema EDUCAÇÃO. Tiago Mitraud disse ainda que nesse grupo muito se falava sobre uma educação prática nas escolas, agregando mais valor à educação – assim como é com o MEJ nas universidades – e preparando ainda mais os jovens para o mercado de trabalho (Qualificação).
Você pode visualizar a Carta Bahia clicando AQUI.
(Tiago Mitraud, João Fonseca, Francisco Viana)
Passando a falar mais diretamente sobre o MEJ, Tiago informou que a Brasil Júnior tem buscado um maior amadurecimento do MEJ, principalmente no relacionamento com os Núcleos de Empresas Júnior. Devem ser analisadas as formas como os Núcleos têm se alinhado com as Federações e, a partir daí, identificar os pontos comuns desses alinhamentos. Com isso a Brasil Júnior pensa em incentivar esses alinhamentos em comum em todo o país. Além disso, há a intenção dos Núcleos serem inseridos formalmente no MEJ, como já é feito com as Federações.
E mais, pelo fato dos Núcleos estarem mais próximos das empresas juniores eles poderiam servir como um primeiro Filtro de Qualidade – para se associar ao Núcleo deve-se cumprir alguns critérios do Selo Brasil Júnior-, auxiliando mais o desenvolvimento delas e fortalecendo a credibilidade nos serviços prestados pelas EJs.
(Tiago Mitraud e Alisson Sobral - Dir. Presidente da ENGETOP)
Aproveitando o assunto MEJ, Juliana Tourinho abordou a necessidade de se criar uma rede de comunicação para que seja divulgado o que está sendo feito no MEJ em cada estado, e assim melhorar a troca de experiências e fomentar gestão do conhecimento no MEJ.
Ao fim do nosso bate-papo, Tiago ainda seguiu com Francisco e Juliana para a Empresa JR. ADM-UFBA.
(Francisco Viana, Tácio Lobo -Dir. de Marketing da "ADM-UFBA"-, Tiago Mitraud e Felipe Sobral - Dir. Presidente da "ADM-UFBA")
Por fim, esperamos que outros trocas de experiências como essa ocorram mais vezes, principalmente no ENEJ Bahia. Até lá.
Fontes:
Secretaría General Iberoamericana
Boletim CRJ
Brasil Júnior
PJ Umuarama
UNFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário