Que a
rotatividade é uma realidade intrínseca às empresas juniores todos já sabem. O
que nem todos parecem saber, entretanto, é que realizar o processo seletivo
periodicamente e com qualidade pode ser a melhor maneira de lidar com esse
fato. Assim, seja pra preencher vagas, trazer novas ideias ou, simplesmente,
para oxigenar a sua empresa, o que não faltam são razões para recrutar novos
membros!
Tão importante
quanto a execução do processo seletivo, entretanto, é o seu planejamento. Já
sabe o que fazer para não errar na hora de recrutar? Não? Então, confira abaixo
algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento tão importante para a sua EJ.
1. Planeje o seu processo seletivo
A maior parte
das seleções abrangem três etapas: uma redação ou prova escrita, dinâmica de
grupo e uma entrevista. De acordo com o perfil da sua empresa, elenque os
testes que se fazem necessários, classifique-os em ordem de importância, dê
pesos às etapas e defina critérios avaliativos. Não sabe como avaliar ou como
executar? Busque por empresas juniores mais experientes e proponha a realização
de benchmarkings ou, até mesmo, de
parcerias: muitas EJs realizaram os seus primeiros processos seletivos graças à
ajuda de outros membros do MEJ.
2. Divulgue, divulgue, divulgue!
Há
quem diga que a propaganda é a alma do negócio. Com o seu processo seletivo não
será diferente: quanto mais pessoas souberem, mais pessoas se inscreverão;
quanto mais criativa for a divulgação, mais pessoas se interessarão. Seja
criativo, saia do “lugar comum”! Utilize vídeos, peças gráficas e abuse das
mídias sociais para chegar aos estudantes e, de modo diferente e inovador, mostrar
o porquê de fazer parte da sua empresa júnior.
3. Analise as necessidades da sua EJ
para definir quem você procura
Analisar
as demandas da sua empresa é essencial na hora de recrutar novos membros, pois
só através dessa análise será possível definir qual o perfil e quais as
habilidades que o novo membro deve ter. A Diretoria de Comunicação está
carente? Então, talvez, seja o caso de dar uns pontinhos extras àquele
candidato que adora marketing e sabe tudo de edição de vídeos e imagens. Mas
lembre-se: as necessidades da empresa mudam o tempo todo, então nada de focar
em um ponto e esquecer-se dos demais, certo?
4. Uma vez selecionado, cuide bem do
seu trainee!
O
processo seletivo começa com a entrevista, dinâmica e prova, mas vai muito
além. Estruturar uma programação dedicada aos novos trainees é essencial para testar os escolhidos, saber um pouco mais
dos respectivos perfis e apresentar aos aprovados o que a empresa faz, como
funciona e quais as perspectivas para o futuro.
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