sexta-feira, 5 de outubro de 2012

E esse mundo conectado?


"Temos o dever de mudar o mundo. E o mundo precisa nos conhecer." – Brasil Júnior.


Cá entre nós, nessa era da informação, é comum ver qualquer tipo de informação em qualquer lugar para qualquer um ver, não é mesmo? Mas será que quem lê aquela informação consegue entender a sua importância assim como a pessoa que a publicou? E será que a pessoa que realmente precisaria ler aquela informação passou, ao menos, por perto dela?

São questionamentos simples que as empresas deixam de fazer e acabam cometendo erros na comunicação.
Uma informação bem publicada (para as pessoas certas e pelos meios de comunicação certos) garante reconhecimento e destaque para uma empresa. Por isso é tão importante uma assessoria de mídias. Essa assessoria se dedicará a encaminhar as informações para as pessoas certas e pelas mídias certas. Entre as diversas formas de mídias estão as mídias sociais.
Hoje as mídias sociais são os mais comuns meios de comunicação usados no mundo, Twitter, Facebook, Orkut, Flickr e YouTube, qualquer criança pode criar um perfil em uma destas redes sociais. Contudo, quando falamos de Marcas não basta apenas “estar” nas mídias sociais. Deve-se estar estrategicamente, com presença efetiva e acima de tudo: com conteúdo interessante para o público que se deseja atingir.  Um assessor de mídia, para o caso das mídias sociais, deve analisar quais dos seus stakeholders utilizam esse tipo de mídia e qual a melhor forma e horário de se publicar algo. Existem na internet muitas dicas sobre como posicionar a sua marca nas mídias sócias, vale a pena conferir. Mas, claro, as mídias sociais não são as únicas mídias utilizadas pelos seus stakeholders e por isso não deve-se passar informações somente através das mídias sociais.

Antes de tudo, é preciso definir os stakeholders da sua empresa júnior: professores, estudantes, os próprios membros da EJ, o MEJ, os clientes antigos, o seu mercado, parceiros, familiares (sim, eles são importantes!). Em seguida, tenta-se identificar as informações desejadas por cada um destes stakeholders. E por fim, definindo-se os meios de comunicação onde essas informações serão publicadas.

Sites, murais internos das empresas juniores, murais pelos corredores da universidade, jornais, e-mail, newsletter, etc são exemplos de meios de comunicação. Cabe à sua EJ identificar quais desses é usado mais frequentemente pelos seus stakeholders.

Tentamos trazer para vocês a importância da assessoria de mídias para as empresas juniores. Cabe agora a você se aprofundar um pouco mais sobre o assunto e colocar a sua EJ e o MEJ em destaque na sociedade. 

Para isso, indicamos (com 5 estrelas) os seguintes links da Brasil Júnior:
*Aproveitem e façam o download do "Kit Imprensa MEJ" confeccionado pela Brasil Júnior.

Bom trabalho!

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