"Temos o dever de mudar o mundo. E o mundo precisa nos
conhecer." – Brasil Júnior.
Cá entre nós, nessa era da informação, é comum ver
qualquer tipo de informação em qualquer lugar para qualquer um ver, não é mesmo?
Mas será que quem lê aquela informação consegue entender a sua importância
assim como a pessoa que a publicou? E será que a pessoa que realmente
precisaria ler aquela informação passou, ao menos, por perto dela?
São questionamentos simples que as empresas deixam de fazer
e acabam cometendo erros na comunicação.
Uma informação bem publicada (para as pessoas certas e pelos
meios de comunicação certos) garante reconhecimento e destaque para uma
empresa. Por isso é tão importante uma assessoria de mídias. Essa assessoria se
dedicará a encaminhar as informações para as pessoas certas e pelas mídias
certas. Entre as diversas formas de mídias estão as mídias sociais.
Hoje as mídias sociais são
os mais comuns meios de comunicação usados no mundo, Twitter, Facebook, Orkut,
Flickr e YouTube, qualquer criança pode criar um perfil em uma destas redes
sociais. Contudo, quando falamos de Marcas não
basta apenas “estar” nas mídias sociais. Deve-se estar estrategicamente, com presença efetiva e acima de tudo: com
conteúdo interessante para o público que se deseja atingir. Um assessor de mídia, para o caso das
mídias sociais, deve analisar quais dos seus stakeholders utilizam esse tipo de
mídia e qual a melhor forma e horário de se publicar algo. Existem na internet
muitas dicas sobre como posicionar a sua marca nas mídias sócias, vale a pena
conferir. Mas, claro, as mídias sociais não são as únicas mídias utilizadas
pelos seus stakeholders e por isso não deve-se passar informações somente
através das mídias sociais.
Antes de tudo, é preciso definir os stakeholders da sua
empresa júnior: professores, estudantes, os próprios membros da EJ, o MEJ, os
clientes antigos, o seu mercado, parceiros, familiares (sim, eles são
importantes!). Em seguida, tenta-se identificar as informações desejadas por
cada um destes stakeholders. E por fim, definindo-se os meios de comunicação
onde essas informações serão publicadas.
Sites, murais internos das empresas juniores, murais pelos
corredores da universidade, jornais, e-mail, newsletter, etc são exemplos de
meios de comunicação. Cabe à sua EJ identificar quais desses é usado mais
frequentemente pelos seus stakeholders.
Tentamos trazer para vocês a importância da assessoria de
mídias para as empresas juniores. Cabe agora a você se aprofundar um pouco mais
sobre o assunto e colocar a sua EJ e o MEJ em destaque na sociedade.
Para isso,
indicamos (com 5 estrelas) os seguintes links da Brasil Júnior:
*Aproveitem e façam o download do "Kit Imprensa MEJ" confeccionado pela Brasil Júnior.
Bom trabalho!
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