Qual
a importância de manter um relacionamento saudável com os clientes? Você
conhece o Marketing de Relacionamento? E o CRM? É sobre isso que vamos falar
hoje, não deixe de conferir!
Manter
um relacionamento de qualidade com os clientes é de extrema importância para
qualquer empresa. O gerenciamento das relações com o cliente é fundamental,
sobretudo, para a fidelização dos mesmos. Clientes satisfeitos tendem a
continuar utilizando os serviços da empresa.
Diferenciar-se no mercado, ocupando um espaço
não apenas na cabeça do cliente, mas, essencialmente, no “coração” do mesmo faz
com que – a longo prazo – o cliente se torne cada vez mais fiel e leal. Para
manter um contato com o cliente é essencial ligar, mandar e-mails e marcar
reuniões; estes são apenas alguns exemplos de “mimos” que podem dar muito certo
quando utilizados estrategicamente. O cliente passa a se sentir mais a vontade e
a associar este tipo de tratamento não só ao nome da empresa. Portanto, um
tratamento diferenciado faz com que o consumidor/cliente se sinta único e se
lembre, também, da marca da empresa.
MARKETING
DE RELACIONAMENTO
É o chamado Marketing de Relacionamento
que, segundo Vavra (1993), garante a satisfação contínua aos clientes atuais ou
aos que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos,
comunicados, aditados em relação à satisfação e respondidos.
CRM
(Customer Relationship Management)
Um dos meios de gerenciar o
relacionamento com clientes — inclusive com os clientes em potencial – é o
chamado CRM ou Gestão de Relacionamento com clientes. Os modernos sistemas de
CRM capacitam-no a capturar informações relativas às interações com cliente e a
integrá-las em toda função relacionada ao cliente e ponto de dados. O
mosaico de informações resultante é usado para criar e automatizar toda uma
variedade de processos que identificam, descrevem e valorizam os clientes.
Estes processos ajudam-no a personalizar interações novas para que com uma
ótima relação de custo/benefício, seja possível captar, permanecer próximo e
reter estes "bons" clientes.
Quando há o estreitamento da
relação entre a empresa e o consumidor, independente de qual forma, este passa
a ter uma boa imagem daquela e se lembra dela sempre que necessitar de algum
serviço, por exemplo. Desta forma o cliente não terá dúvidas de quem procurar
ou indicar. Este tipo de relação é um diferencial em uma empresa, visto que os clientes
passam a se sentir únicos, especiais e bem cuidados.
O CRM como sistema padroniza as atividades e permite um atendimento completo aos clientes, se for moldado dentro das necessidades e demandas do negócio.
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