Já faz algum tempo que área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.
A sociedade contemporânea está vivendo um momento paradoxal principalmente no que tange a organização das empresas. O acesso da informação está acontecendo de maneira mais veloz e dessa forma os cenários encontram-se propensos a mudanças. Ok, o que isso quer dizer?
Acontece que para chegar aos resultados desejados é necessário estar estruturado principalmente na área de recursos humanos. É preciso estar com equipes consolidadas, alinhando-os aos pensamentos, comportamentos, atitudes e valores da organização.
Recursos Humanos X Gestão de Pessoas
Vivemos na sociedade do conhecimento, onde o talento humano e suas capacidades
são vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado. Porém esse talento
e essa capacidade tem que ser vista com outros olhos, olhos de colaboradores e não de
concorrentes. Necessitamos assim resgatar o papel do ser humano na organização, a fim de
torná-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores. É com este cenário
que as organizações devem ter a visão de que o Capital Humano será seu grande diferencial.
Assim surge um novo conceito em gestão de pessoas
É aí que podemos perceber a importância de uma GP. A atuação dessa Gestão precisa acontecer em todos os níveis da empresa, formando e consolidando equipes com pessoas comprometidas não só em relação as suas atividades e compromissos, mas também com a estratégia e objetivos da empresa. Uma Gestão de Pessoas estruturada pode ser um diferencial nas organizações visto que as empresas que sabem selecionar seus talentos através das suas competências e colocá-los no lugar certo para desempenhar suas atividades obtêm resultados, com pessoas que gostam do que fazem.
Para isso, é imprescindível que todos os processos estejam estruturados e alinhados entre si: O recrutamento precisa ser eficaz, os programas de treinamento e capacitação, também. Além disso, um acompanhamento próximo dos membros precisa ser constante e contínuo, adotando práticas como o feedback que ajuda no desenvolvimento individual de cada pessoa e coletivo, das equipes.
Resumindo, uma Gestão de Pessoas estruturada e consolidada pode fazer com que cada pessoa esteja alinhada com os objetivos da empresa, motivados, com fome de conhecimento, comprometidos ao seu trabalho, e dispostos a fazer tudo não por obrigação, mas por paixão ao que fazem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário