terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pesquisa de mercado – O valor do público





Quando vamos fazer o planejamento de nossas ações, onde queremos chegar com nosso Planejamento Estratégico, quais os objetivos que alcançaremos com o Planejamento financeiro, estão sempre buscando atingir a excelência de nossas iniciativas. E como tornar nossas decisões ainda mais assertivas? Lidamos com serviços e projetos que devem atingir diretamente a nosso publico, e como saber a melhor forma para atingi-los? É sobre isso que falaremos hoje!

Como descobrir as necessidades do cliente e projetar seu produto/serviço baseado nisso? Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários, é a classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos, que irão ser consumidores finais ou indiretos daquilo que você está produzindo.

É o instrumento que dá respaldo aos tomadores de decisões (empresas, empreendedores, gestores, etc.) que buscam informações nas ações de marketing, captação e estabelecimento do perfil dos consumidores. A pesquisa de mercado tem como finalidade estudar os problemas relativos à produção, serviços e projetos, e imagem da empresa, de forma que baliza todo o planejamento de uma instituição que está focada em gerar bons resultados.  

Há dois tipos de pesquisa de mercado:

Pesquisa de Mercado Qualitativa

Normalmente usada para pequenos números de pesquisados, não generalizável para o todo da população e a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Quanto menor o público atingido, menor será o nível de confiança, mas
Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os "focus groups" (grupo focal), entrevistas em profundidade e técnicas de projeção.

Pesquisa de Mercado Quantitativa

Geralmente usada para tirar conclusões, testa uma hipótese específica, usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população.
Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico permitindo estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado e envolver um grande número de respondentes. Exemplos: inquéritos estatísticos, questionários e “surveys” (pesquisas).


Para que serve?

Para conhecer e monitorar o mercado consumidor e concorrente, dimensionar a demanda, verificar a presença do público-alvo (clientes e prospects), avaliar resultados de ações de marketing, identificar e dimensionar problemas ou necessidades, observar tendências, avaliar a satisfação dos consumidores, testar produtos e estratégias antes do seu lançamento, analisar as práticas da concorrência (quantidade e agressividade), monitorar a dinâmica e o comportamento dos diferentes segmentos e nichos.


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