Quando vamos fazer o planejamento
de nossas ações, onde queremos chegar com nosso Planejamento Estratégico, quais
os objetivos que alcançaremos com o Planejamento financeiro, estão sempre
buscando atingir a excelência de nossas iniciativas. E como tornar nossas
decisões ainda mais assertivas? Lidamos com serviços e projetos que devem
atingir diretamente a nosso publico, e como saber a melhor forma para
atingi-los? É sobre isso que falaremos hoje!
Como descobrir as necessidades do cliente e projetar seu produto/serviço
baseado nisso? Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao
consumidor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de
empresários, é a classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre
hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações
de indivíduos, que irão ser consumidores finais ou indiretos daquilo que você
está produzindo.
É o instrumento que dá respaldo
aos tomadores de decisões (empresas, empreendedores, gestores, etc.) que buscam
informações nas ações de marketing, captação e estabelecimento do perfil dos
consumidores. A pesquisa de mercado tem como finalidade estudar os problemas
relativos à produção, serviços e projetos, e imagem da empresa, de forma que
baliza todo o planejamento de uma instituição que está focada em gerar bons
resultados.
Há dois tipos de pesquisa de mercado:
Pesquisa de Mercado Qualitativa
Normalmente usada para pequenos números de pesquisados, não
generalizável para o todo da população e a significância estatística e nível de
confiança não são calculados. Quanto menor o público atingido, menor será o
nível de confiança, mas
Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa
também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos.
Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de
método são os "focus groups" (grupo focal), entrevistas em
profundidade e técnicas de projeção.
Pesquisa de Mercado Quantitativa
Geralmente usada para tirar conclusões, testa uma hipótese específica,
usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra
para a totalidade da população.
Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico
permitindo estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a
utilização de um questionário estruturado e envolver um grande número de
respondentes. Exemplos: inquéritos estatísticos, questionários e “surveys”
(pesquisas).
Para que serve?
Para conhecer e monitorar o mercado consumidor e concorrente, dimensionar
a demanda, verificar a presença do público-alvo (clientes e prospects), avaliar
resultados de ações de marketing, identificar e dimensionar problemas ou
necessidades, observar tendências, avaliar a satisfação dos consumidores,
testar produtos e estratégias antes do seu lançamento, analisar as práticas da
concorrência (quantidade e agressividade), monitorar a dinâmica e o comportamento
dos diferentes segmentos e nichos.
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