sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programação do Sábado é NEJ

Sábado é NEJ.
Local: Escola Politécnica, 7º andar.


8h30min - Credenciamento,
9h - Palestra de abertura: Gestão por competências (Apresentação da AIESEC),
10h - Coffee-break,
10h30min - Apresentação dos cases:

         *WEB 2.0: Inserindo o NEJ-UFBA nas mídias sociais,
         *Marketing de Relacionamento como suporte aos resultados da consultoria empresarial,
         *Programa de Prospecção e Fidelização de Profissionais,
         *Ultrapassando fronteiras – Um modelo de Excelência em Gestão,

11h30min - Mesas de discussão;
         *Planejamento Financeiro,
         *Controle do Planejamento Estratégico,
         *Modelos de Gerenciamento de Projeto,
         *Plano de Benefícios de Membros.
12h - Encerramento. 



Quem ainda não fez a inscrição poderá fazê-la na hora do Credenciamento.

*Informações sobre a palestra de abertura e sobre os cases:

Palestra de abertura: Gestão por Competências:
É um sistema organizado, planejado e formalizado que tem como objetivos: motivar e reter talentos, o permanente desenvolvimento individual, antecipar obstáculos e eventuais estrangulamentos, e o ajustamento entre as oportunidades disponibilizadas pela empresa, as expectativas dos colaboradores e as competências necessárias à potenciação do negócio.
Todas as ações e diretrizes devem seguir o mesmo princípio que visa a formação e o estímulo permanente para que os profissionais possam, cada vez mais, potencializar suas competências para responder às necessidades e aos desafios da organização.
 



Case 1: Ultrapassando fronteiras – Um modelo de Excelência em Gestão.
 O presente case representa a evolução vivenciada por uma Empresa Júnior após o estudo e a adoção dos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Esta apresentava fragilidades comuns a muitas empresas juniores, como desorganização interna, capacidade produtiva limitada, gestão do conhecimento falha. Para minimizar isso, a participação em prêmios de qualidade foi vista como uma oportunidade de crescimento e aprendizado, além de uma fonte para conhecimento e desenvolvimento de novas e modernas práticas de gestão. A partir de então, foram adotados mecanismos de planejamento estratégico, utilizando-se do Balanced Scorecard, orçamento, pesquisa de clima, marketing de relacionamento, uma nova estrutura produtiva, entre outros. Deste modo, foi possível a conquista não só de prêmios de qualidade reconhecidos nacionalmente, mas a criação de uma cultura de gestão voltada para a excelência.


Case 2: Programa de Prospecção e Fidelização de Profissionais
Este case trás as dificuldades de uma empresa de engenharia na orientação e assinatura de projetos, já que tem como missão capacitar os membros nas áreas técnicas e tem como atividade fim a produção dos mesmos. A partir disso, foi desenvolvido um conjunto de boas práticas para a prospecção, fidelização e acompanhamento de profissionais de mercado e principalmente professores da Universidade Federal da Bahia para orientar, acompanhar e serem os responsáveis técnicos dos projetos desenvolvidos pela empresa, nasce assim o Programa de Prospecção e Fidelização de Profissionais (PPFP).



Case 3: Marketing de Relacionamento como suporte aos resultados da consultoria empresarial. Após formulação do planejamento estratégico e da definição de uma nova Visão, a gestão interna teve que se moldar para fornecer uma base de excelência à atividade fim - no caso da empresa júnior, a consultoria empresarial. Com esse objetivo, a Diretoria de Marketing da empresa júnior concebe um novo modo de pensar o relacionamento com o cliente, visando, antes da satisfação e fidelização, a geração de resultados através dos serviços de consultoria prestados. No primeiro ano deste projeto, uma estratégia de reestruturar a gestão do relacionamento com o cliente é implementada; já no segundo ano, o foco é desenvolver essa gestão e aproximar a Diretoria de Marketing da linha de frente (negociadores e consultores). O resultado obtido simboliza que o marketing no Movimento Empresa Junior não deve se limitar a idéias isoladas de uma gestão ou a métricas inovadoras, mas sim pensar em programas de relacionamentos duradouros e lucrativos.
 

Case 4: Web 2.0: Inserindo o NEJ-UFBA nas mídias sociais
Ao assumir o executivo, a gestão 2009.2 do NEJ-UFBA (Núcleo de Empresas Juniores da Universidade Federal da Bahia) prezou pela integração das Coordenadorias de Marketing e Intercâmbio para fortalecer a sua imagem perante seus associados através da utilização de ferramentas de comunicação. Buscando a inovação e novas práticas para atingir seu objetivo, os coordenadores conheceram e apostaram em ferramentas de Web 2.0, como Orkut, Twitter e blog. O resultado de tal investimento foi o reconhecimento das práticas nas mídias sociais pelos empresários juniores associados, empresas juniores e Núcleos do MEJ brasileiro. Além do reconhecimento, o respaldo atingido proporcionou o fechamento de parcerias e motivou os membros das EJs associadas a participarem das atividades, trazendo mais recursos humanos e financeiros para o Núcleo, bem como o alinhamento de esforços para alcance de objetivos comuns.
 


Convide os membros da sua empresa para participar do evento!
 

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