sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Não deixe o MEJ parar."*

Com a eleição para os Coordenadores do NEJ-UFBA chegando, com o Programa de Capacitação de Assessores do NEJ-UFBA bem próximo e com as inscrições para o PROAGE da UNIJr-BA ocorrendo, nada mais oportuno do que postar algo sobre a perpetuação do MEJ. Segue abaixo fotos do 17º ENEJ e um texto referente ao título dessa postagem. Boa leitura a todos e nos vemos por aí, no MEJ.



(Foto: em destaque, organização do 17º ENEJ, em BH)

"O MEJ tem espaço garantido em grande parte das empresas juniores, seja por um departamento responsável pela participação e incentivo dos demais membros ou até um grupo de entusiastas que de alguma forma mobilizaram a empresa a “investir” no MEJ. Essa investida pode resultar em participação nos eventos e até na filiação, caso a empresa ainda não esteja ligada à federação de seu Estado.

Considerando essa situação, era de se esperar a participação progressiva das empresas até se tornar unanimidade entre as EJ´s, mas o problema não está na entrada no MEJ e sim na continuidade, devido principalmente a alta rotatividade de membros. Se a transição entre os trainees e os membros conscientizados da força do Movimento não for bem feita, o futuro da empresa no MEJ certamente estará comprometido. Essa realidade aconteceu e acontece em muitas EJ´s, mesmo aquelas que possuem o núcleo MEJ, pois a falta de motivação faz com que as ações se estacionem e a atuação se torne ineficiente.


(Foto: ENEJ BH)

A solução para que evitar a estagnação da empresa no Movimento não é tão complicada e necessita da colaboração de todos os membros, mesmo aqueles que não se envolvem tanto assim. Dissemine a ideia para todos os membros e trainees da importância do MEJ, ofereça incentivos (até financeiros, caso a EJ tenha recursos para investir) para a participação de eventos e crie indicadores para avaliar os benefícios do projeto. Pode ser que o caso de algumas EJ´s seja mais complexo do que os passos citados acima, mas não deixa de ser uma referência eficaz para não deixar o Movimento parar."

Texto de Rolf Elias, membro do Núcleo de RH da CRIA UFMG Jr.
*Título do texto original mantido.

O NEJ-UFBA tem percebido o crescente aumento no interesse das empresas juniores em fazer parte ativamente do MEJ. Acreditamos que esse crescimento há de continuar, mas a principal energia para isso virá de você, caro leitor. Participe dos eventos, queira saber mais sobre o MEJ, busque cargos no MEJ além dos cargos da sua EJ. Aproveite todas as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional  que o MEJ pode te oferecer. Sinta na pele o quanto é engrandecedor fazer parte, de verdade, do MEJ.

2 comentários:

Brunín Assis disse...

Olá NEJ-UFBA

Primeiramente, desejo muita sorte para os coordenadores que forem eleitos aí no Núcleo. Que todos possam realizar um ótimo trabalho aí na UFBA.

Também fiquei muito feliz em ver que vocês gostaram do texto dO Meu Movimento e postaram no blog de vocês. Tem sido um trabalho intenso da CRIA para fazer esse blog ir para a frente e temos colhido bons frutos com isso. E já deixo aqui o convite para vocês também. A ideia dO Meu Movimento é ser um blog colaborativo, expandindo-o para todo o Brasil. Se vocês tiverem interesse em publicar conteúdos relativos a empreendedorismo e empresas juniores no blog, é só mandar o texto para mej@criaufmg.com.br.

Mais uma vez, boa sorte para a próxima coordenadoria do NEJ-UFBA! E nos encontramos no VIIXI ENEJ =]

Bruno Assis, Diretor Presidente da CRIA UFMG Jr.

NEJ UFBA disse...

Olá, Bruno.

O trabalho que a CRIA tem realizado no blog O Meu Movimento, com postagens muito interessantes, tem servido também como inspiração para alguns planos de ações que o NEJ-UFBA está preparando para trazer conteúdos mais interessantes para os empresários juniores.

Esperamos muito em breve contribuirmos com publicações para O Meu Movimento e se possível, aproximarmos ainda mais as nossas instituições.

O VIIXI ENEJ será uma ótima oportunidade para trocarmos experiências e, quem sabe, parcerias.
Nos vemos lá!

Dennison Santos, Coordenador de Intercâmbio do NEJ-UFBA, gestão 2010.1