sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como aperfeiçoar sua rede de contatos?

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Muito se fala sobre a importância de se ter uma rede de contatos para o desenvolvimento, principalmente profissional, de uma pessoa. Mas pouco se fala sobre como administrar esses contatos.

Por exemplo, você com certeza deve ter uma rede de contatos muito grande em sua sala de aula ou na rua onde mora. Mas, pense um pouco, você os considera como amigos, conhecidos ou como contatos? Se você não os classificou como amigos e contatos, simultaneamente, você precisa aperfeiçoar a sua rede de contatos.

Mas a necessidade de um bom networking não é exclusiva para o desenvolvimento pessoal. O sucesso de qualquer empresa está ligado, também, a manutenção de uma boa rede de contatos.

Algumas empresas já direcionam uma pessoa da empresa para aperfeiçoar a rede de contatos da empresa. A IMAGO, empresa de desenvolvimento de produtos, incubada na INOVAPOLI, é um exemplo disso. O gerente comercial da IMAGO, Vinicius Dias, é o responsável por esse papel.
Segundo Vinicius, é fundamental ter uma rede de contatos mais diversificada possível. Ele dá algumas dicas para aperfeiçoar o networking da sua empresa:

- Esteja sempre conectado aos eventos e participe deles sempre que possível;

- A sua empresa vai precisar ter uma boa identidade visual para ter uma maior credibilidade. Portanto, invista em banners, cartões de visitas, flyers, padronização de uniformes, etc;

- Invista em seu marketing pessoal (oratória, postura compatível com o ambiente, etc);

- Faça um catálogo de seus contatos (pode ser no excel mesmo) e preencha com diversas informações, data de aniversário e interesses em comuns, por exemplo;

- Envie cartões personalizados da sua empresa nas datas comemorativas;

- Entre em contato para manter o contato ativo, para que a pessoa lembre-se de você de forma construtiva.

Tome cuidado para não encher seus contatos de informações desnecessárias.

Vinicius ainda comenta que é preciso diferenciar “usar contatos” de “utilizar contatos”. Usar é algo pejorativo, já utilizar é quando você mantém de forma correta o seu contato. Nada de procurar seu contato apenas quando precisa.

Deve ficar claro que quando se fala em ter uma rede de contatos, é preciso lembrar que você também é um contato das pessoas que estão na sua “lista de contatos”.

E você, empresário júnior? Como anda a sua rede de contatos? Você participa sempre das cerimônias de posse das demais empresas juniores? Participa dos eventos do MEJ? Reflita sobre o tema. Sucesso!

*INOVAPOLI – Incubadora de empresas da Escola Politécnica da UFBA

Fonte:
       http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/afinal-o-que-e-networking/21044/
       http://www.usinadoconhecimento.com.br/artigos.php?pg=1

Edição de texto e entrevista a Vinicius por Dennison Santos, Coordenador de Intercâmbio do NEJ-UFBA.

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