Já pensou em encarar sua carreira como um negócio? Dessa forma você poderá tomar atitudes como se estivesse gerenciando atividades na busca de resultados. Seria simples se a carga emocional não fosse tão intensa quando o assunto tratado é a própria carreira… Abaixo seguem alguns steps sugeridos para ajudar no planejamento e para colocar em o plano em ação:
1) Avalie a situação: nessa etapa, é importante chegar a uma boa conclusão de qual o seu objetivo (cargo, área, atuação…). Uma avaliação SWOT pode ser muito útil, além de conversar com pessoas de confiança que possam auxiliar com uma visão externa e mais neutra;
2) Determine o valor que você oferece: agora você conhece o caminho que quer seguir, é necessário avaliar se você é um profissional competitivo para atingir seu objetivo. É importante ser muito realista e razoável. Essa será a diferença entre alcançar ou não resultados;
3) Desenvolva um plano: esse plano deve variar dependendo se você pretende mudar de área ou mercado, alavancar sua carreira ou somente dar um passo a mais. Se você estiver pensando nos primeiros pontos, talvez sejam necessários pontos intermediários, como um estágio ou uma especialização, entre outros;
4) Planejamento financeiro: dependendo da mudança, você terá que criar alguma reserva para o período de transição…caso seja uma mudança forçada, é preciso avaliar e cortar algumas despesas para adequar ao tempo;
5) Execute: não existe resultado sem execução. Vale a pena estabelecer metas e prazos para acompanhar o andamento e medir os resultados.
Para acessar o texto completo clique aqui! E fique à vontade para deixar outras dicas…
Nenhum comentário:
Postar um comentário