quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Empresa JR ADM UFBA completa duas décadas



Confira abaixo a reportagem do site Aratu Online:
"Pioneira no Norte e Nordeste, a Empresa JR. de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) comemora 20 anos oferecendo ao mercado soteropolitano consultoria de excelência em gestão empresarial. Com ênfase em projetos de Reestruturação Empresarial, nas áreas Organizacional, Financeira e de Marketing, o trabalho gerido exclusivamente por alunos de graduação do curso de Administração tem contribuído para ampliar as chances de sucesso do negócio de micro e pequenas empresas. Ao longo destas duas décadas de atuação, mais de 400 empresas na capital baiana e na Região Metropolitana já utilizaram o serviço da Empresa JR. ADM UFBA. “O trabalho foi, simplesmente, excelente. Nota 10!! Ficamos muito satisfeitas com o resultado e atuação da Empresa JR. Mesmo ainda na condição de estudantes eles tem se revelado grandes profissionais”, elogia a psicóloga e gestora do Centro Holístico de Aprendizagem Multidisciplinar (Chama), Danúzia Lopes.
Constituída há cinco anos, a Chama, empresa de consultoria em psicologia clínica e organizacional, passou, recentemente, pela consultoria da Empresa JR. ADM UFBA para elaboração do seu plano de negócio. Da análise do micro ambiente da empresa, respaldada por pesquisa de mercado, foram sinalizadas ações tidas como assertivas para o redirecionamento do negócio. “O trabalho abriu nossos olhos ao identificar espaço para a expansão do nosso serviço para a área de recrutamento e seleção. Estamos nos estruturando para desbravar este mercado”, adianta a psicóloga.
O serviço de alta qualidade e baixo custo, se comparado a preços cobrados por empresas de consultoria consolidadas no mercado, tem atraído uma demanda crescente de clientes. Empresário do ramo de fornecimento de alimentos, Diogo Antônio Galvão contratou há um ano a Empresa JR. ADM UFBA para a reestruturação na parte financeira da PLB Fornecimento de Alimentos. “Conseguimos atingir o objetivo, classificar despesas, ter mais segurança na precificação do nosso produto. O investimento valeu a pena”, elogia.
Em média, 30 projetos são realizados por ano, com todas as etapas executadas por membros da Empresa JR. ADM UFBA, alunos do 1º ao 8º semestre. Com vinte horas de dedicação voluntária semanal, os membros encontram ambiente propício à aprendizagem prática. “Nossa maior remuneração é, sem dúvida, o conhecimento”, atesta João Paulo Cruz, que iniciou na Empresa JR. ADM UFBA há um ano e quatro meses com trainee e, hoje, atua como Diretor de Marketing. As atividades são acompanhadas na retaguarda por professores da UFBA e especialistas das diversas áreas em que a Empresa JR. ADM UFBA atua, além do respaldo da Ernst & Young, empresa líder global em serviços de auditoria, impostos, transações e assessoria empresarial. Da condição inicial de trainee, os estudantes galgam posição de Consultor/Gerente, Diretor/Gerenciador, Conselheiro, podendo chegar à presidência da Empresa JR. “Esta é uma experiência que não tem preço. Enriquece o conhecimento adquirido na faculdade, nos faz entrar de forma mais segura no mercado e amplia nosso network”, avalia Leonardo Kraus, 21 anos, Diretor-Presidente da Empresa JR. ADM UFBA.
O reconhecimento da importância do aprendizado é partilhado pelos mais de 500 ex-membros. Muitos, como Pedro Abondanza, 26 anos, Gerente de Novos Negócios da The Coca-Cola Company para o Brasil, ocupam posição de liderança em grandes empresas. Abondanza considera os quatro anos de dedicação exclusiva para a Empresa JR. ADM UFBA, atuando como Diretor de Marketing, Presidente, Conselheiro e Coordenador do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), sinônimo de crescimento profissional e pessoal. “Tenho certeza que tudo que aprendi ajuda muito na forma como lido no ambiente de trabalho, principalmente me ajudando a moldar minha atuação profissional a valores pessoais que acredito, como busca contínua de desenvolvimento, humildade, comprometimento e qualidade. O empreendedorismo inerente à EJ me deu clareza sobre o que busco profissionalmente em todas as minhas entregas e objetivos: fazer algo novo, transformador e impactante. Agradeço e credito à EJ muito do que sou hoje”.
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) teve início em 1967, na França, com objetivo de realizar estudos de mercado e enquetes comerciais nas empresas. A idéia se difundiu rapidamente no meio acadêmico francês resultando, dois anos depois, na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores. Na década de 80, o modelo consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, inspirando iniciativas na Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. As empresas juniores pioneiras no país foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Federal da Bahia, primeira a ser implantada no Norte e Nordeste. Em termos quantitativos, o Movimento Empresa Júnior brasileiro expandiu-se tanto que, em sete anos (de 1988 a 1995), surgiram 100 novas empresas, número que só foi atingido no país de origem (França), em 19 anos (entre 1967 e 1986). Depois de 20 anos no Brasil, o MEJ cresceu e profissionalizou-se. Atualmente, são mais de 23 mil universitários espalhados em cerca de 800 empresas juniores, sendo realizados mais de 2 mil projetos por ano."


Parabéns a Empresa JR ADM UFBA pelos seus 20 anos!



Um comentário:

Dennison - TM Jr. disse...

Parabéns por alcançar mais uma década. Desde quando fui trainee até hoje, a Empresa JR. ADM UFBA foi uma referência de conhecimento e crescimento pessoal, citando, principalmente, a cooperação de todos os seus membros que eu mantive contato.
É um orgulho fazer parte de um Núcleo que conta com empresas como esta.