sexta-feira, 10 de outubro de 2014

WelcoMEJ

O WelcoMEJ é um evento criado pelo Núcleo de Empresas Juniores da UFBA com a função de apresentar o Movimento Empresa Júnior aos trainees, além de proporcionar integração entre antigos e novos membros. 
O evento conta com palestras sobre as instâncias (NEJ-UFBA, UNIJr-Ba e Brasil Júnior) e de pós-juniores, além, é claro, de dinâmicas e momentos de integração!
O WelcoMEJ de 2014.2 ocorrerá no Auditório Raul Seixas (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, em São Lázaro), no dia 18 de Outubro, das 8h às 17h. 

Não perca tempo, se inscreva! O evento custa R$ 5,00, antecipado, e R$ 6,00 no dia. 
https://nej.typeform.com/to/TkUDCZ



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

AGO de Setembro de 2014

No último sábado, 20/09, ocorreu a AGO de Setembro do Núcleo de Empresas Juniores da Bahia. Mais de quarenta empresários juniores, se reuniram para se informar sobre as atividades e mapa estratégico do NEJ e pensar no futuro do Núcleo. A AGO contou com a participação tanto de empresas juniores que já fazem parte do Núcleo, quanto de empresas que estão surgindo. O NEJ agradece a participação de todos!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Prospecção de Clientes - Capte e Apaixone


A prospecção de clientes é um desafio para os “vendedores” principalmente porque ela é uma parte da venda. Pra quem acha que encontrar o “comprador” ou o cliente certo é uma questão de sorte, está muito enganado! É preciso estar atento para encontrá-lo, pois ele pode estar em qualquer lugar e você – sim, você profissional ligado ao atendimento e as relações comerciais – pode ter estratégias muito eficazes para atingi-lo.
         Vamos, inicialmente, esclarecer a origem do termo “prospectar”, que significa fazer pesquisas em uma mina ou jazida de minérios para determinar seu provável valor. Mas, para o profissional de vendas, prospectar é o processo organizado e estruturado de buscar consumidores para os produtos ou serviços que sua companhia/empresa vende, é investir tempo e dedicação na procura de clientes potenciais.
         Há diversas formas de prospectar; mas é claro que nem sempre utilizamos as mesmas formas. Tudo depende muito do setor de atuação de sua empresa. Mas antes de tudo: Faz prospecção melhor quem acredita nela e atua com simplicidade, inteligência e foco.
         Para isso, é preciso fazer uma segmentação do mercado, já que não é possível ser tudo para todos. Quando o vendedor focaliza um segmento, suas chances de acertar aumentam. Em poucas palavras, é descobrir onde estão as pessoas potencialmente interessadas no produto ou serviço que você vende e se concentrar nelas. Em outras palavras, não adianta tentar vender mamadeira para aposentados, automóvel para crianças, hambúrguer para vegetarianos, kart para donas de casa, livros para analfabetos, música para surdos, aulas de alongamento para alguém que mora do outro lado do país, etc. É o mesmo que apertar o gatilho da espingarda antes de mirar. Sem fazer isso, você pode até acertar o tiro, mas vai desperdiçar muita munição.
Confira algumas perguntas básicas da prospecção:
- Onde você vai encontrar os seus clientes?
- Eles frequentam algum clube?
- Alguma associação?
- Eles têm algum sindicato?
- Possuem um passatempo em comum?
- Frequentam algum clube de serviço?
- Lêem alguma revista em especial?
- Tem interesse em algum programa de rádio?
- E de televisão?
- Há algum evento periódico que reúne esses clientes?
         Com as respostas a estas perguntas você chega próximo ao seu cliente.

Quer saber como potencializar sua prospecção de clientes? Confira algumas dicas!


1. Interaja! CONECTE-SE! Esteja presente nas mídias sociais;
2. Comece hoje mesmo o seu blog e lembre de  por o seu site no ar. Sites são fortes atratores de clientes!
 3. Interaja sempre que possível com o seu público-alvo. Faça eventos e por que não um evento online?
 4. Leia o máximo que puder sobre o assunto. Pratique seu atendimento ao cliente!
 5. Aprenda mais sobre e-mail marketing e saiba como ele pode alavancar suas vendas a curto, médio e longo prazo.
6. Participe de fóruns online sobre o seu expertise ou da sua empresa. Projete-se profissionalmente. Deixe sua marca no mercado em que atua ou naquele que pretende atuar.
 7. O que você fez, está fazendo ou vai fazer para o seu prospect comprar de você?
 8. Prospecte 24x7x365. Essa conta é igual a 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano.
 9. Faça ações de CRM (Relacionamento com o cliente).
 10. Surpreenda positivamente! Sempre. Vender não é falar muito sobre um produto ou serviço, mas ser lembrado como a melhor escolha dentre as que o prospect se deparou antes de tomar a decisão.

domingo, 11 de novembro de 2012

Selo Empresa Júnior / Selo EJ




O assunto de hoje é Selo EJ. Mas, espera aí, o que é esse Selo EJ?
O Selo EJ é uma iniciativa da Brasil Júnior (BJ) de reconhecimento das empresas juniores que seguem as normas da legislação brasileira e do Conceito Nacional de Empresa Júnior (CNEJ). Para ter acesso ao CNEJ, faça o download do arquivo no site da BJ. Segue o link: http://brasiljunior.org.br/site/arquivos
O Selo EJ tem como objetivo garantir que as empresas juniores cumpram requisitos básicos para estarem regulamentadas como associações civis sem fins lucrativos, e que possuam uma estrutura apropriada para o funcionamento como uma empresa. Portanto, basta seguir as normas da legislação brasileira e do CNEJ para estar de acordo com o Selo.

E o que a minha empresa júnior ganha com o Selo EJ?
A regulamentação tem alto impacto na imagem do movimento empresa júnior. Por isso, para que sejamos reconhecidos perante a sociedade, precisamos ser um movimento forte, que atua de acordo com as leis que nos regulamentam.
É bastante importante que as empresas juniores entendam a importância da regulamentação e o objetivo do projeto. Dentro da Brasil Júnior é consensual a ideia de que a regulamentação não é algo que as empresas juniores devem fazer para a confederação, mas sim para elas próprias, visto que a mesma traz respaldo a empresa júnior frente ao seu mercado de atuação e stakeholders, incluindo a própria Instituição de Ensino.
Além disso, é importante se atentar ao seguintes trechos do Código de Ética do Movimento Empresa Júnior e do Conceito Nacional de Empresa Júnior:

Código de Ética do Movimento Empresa Júnior 
Art. 19 - As Empresas Juniores e a Federação devem cumprir rigorosamente os acordos contratuais que fizerem, além de respeitar as leis e regulamentações vigentes, o Código de Defesa do Consumidor e o presente Código de Ética.”

 Conceito Nacional de Empresa Júnior - CNEJ
 Artigo 10 - A verificação de todos os critérios estabelecidos pelo ConceitoNacional de Empresa Júnior, a fim de determinar se uma associação pode ou não ser considerada uma Empresa Júnior, será realizada pela Brasil Júnior e suas federações de empresas juniores confederadas, de acordo com as normas estabelecidas pela Brasil Júnior.

Ou seja, para ser reconhecido pela Confederação como uma empresa júnior, é necessário atender, no mínimo, os pré-requisitos do Selo EJ. Outros requisitos podem ser definidos pelas Federações de cada estado.



Como a minha empresa júnior pode obter o Selo EJ?
Bom, é importante salientar que o Selo EJ só é para as empresas juniores que estejam federadas. Então, o primeiro passo é se federar junto ao órgão (Federação) que representa o Movimento Empresa Júnior em seu estado. Aqui na Bahia, temos a UNIJr-BA. A partir daí a própria Federação irá repassar para a Brasil Júnior o nome das empresas juniores que estão federadas para que a BJ inicie o processo de auditoria para o Selo EJ, que irá verificar o cumprimento dos critérios jurídicos, contábeis e de infraestrutura.

Selo EJ na Bahia.
Na Bahia, 100% das empresas juniores que fazem parte da UNIJr-BA receberam o Selo EJ no ano de 2012. Entre elas, oito empresas que também fazem parte do NEJ-UFBA. São elas: EletroJr, Empresa Jr. ADM-UFBA, ENGETOP, InfoJr UFBA, Prisma Jr. Consultoria, Produtora Júnior, Psicojúnior, TM Jr.
Além dessas oito já federadas, o NEJ-UFBA conta hoje com mais duas empresas que são aspirantes na UNIJr-BA e estão buscando atingir todos os requisitos do Selo EJ. São elas: ADV Júnior e Otimiza Consultoria Jr.
Isso é apenas uma pequena amostra do quanto o MEJ está crescendo e se fortalecendo na Bahia!


Alguns trechos dessa postagem foram retirados da seguinte notícia: http://brasiljunior.org.br/site/noticias/mostrar/432